13 DIAS QUE ABALARAM O MUNDO

Título original: Thirteen Days

Gênero: drama

Origem: EUA

Ano: 2000

Direção: Roger Donaldson

Elenco: Kevin Costner, Bruce Greenwood, Steven Culp

Durante a chamada “Guerra Fria”, Estados Unidos e União Soviética viviam em situação de tensão e um conflito sempre pareceu iminente. Essa tensão subiu a níveis nunca vistos em outubro de 1962, quando fotografias por satélite identificaram que os soviéticos instalavam mísseis em território cubano – Cuba era aliada da URSS. Caso fossem acionados, os tais mísseis poderiam destruir cidades americanas inteiras em poucas horas.


É nesse contexto que “Treze Dias que Abalaram o Mundo” é ambientado. Foi esse período, inferior a duas semanas, que os círculos mais próximos do presidente John Kennedy teve para tentar resolver o problema, evitando um conflito nuclear que poderia até mesmo causar a destruição do planeta.


O filme é tenso do início ao fim, e retrata de maneira impactante a tensão que o mundo vivia naqueles tempos. Sem muito exagero, os cartazes do filme diziam que “nunca estivemos perto do fim” quanto naqueles treze dias.


Uma situação intensa com negociações de enorme importância, com apoio de grandes atuações – destaque para Kevin Costner. “13 Dias que Mudaram o Mundo” é, sem dúvida, uma grande fonte de inspiração para as negociações que fazemos no dia a dia.

 

Data da publicação: 10/04/2017