Flexibilidade é Necessidade

Para fazer parte de uma equipe de trabalho de forma eficiente e eficaz, a flexibilidade é uma capacidade necessária. Só um profissional flexível é capaz de fazer, de forma justa e ponderada, as reflexões sobre novas ideias e estar disposto a fazer as mudanças necessárias para as melhorias. Quem afirma é o conferencista e consultor de recursos humanos Wilson Mileris, que tem mais de 30 anos de experiência.

"Ser flexível aproxima os profissionais da excelência na arte dos relacionamentos, uma característica indispensável no cenário atual. O profissional flexível cria um clima de entusiasmo e adaptabilidade, em que todos sentem-se convidados a serem o mais inovadores que puderem e a darem o máximo", afirma.

Segundo Mileris, estudos feitos no meio corporativo mostraram que profissionais pouco flexíveis eram pouco eficientes, já que não conseguiam se adaptar às mudanças na cultura organizacional. Além disso, não ouviam ou dialogavam. Em suma, eram profissionais excessivamente críticos, exigentes ou insensíveis.

"Os flexíveis sabem lidar com a diversidade e sabem trabalhar com outros rumo a metas compartilhadas. Além disso, sempre encontram maneiras de administrar seus impulsos e emoções, e até conseguem canalizá-los de forma proveitosa", afirma.

O consultor afirma que os profissionais flexíveis reconhecem que falhas são comuns e, até mesmo, necessárias para desenvolver a inovação e a criatividade. Nesse contexto, os profissionais flexíveis encorajam aqueles que erraram. Por consequência, estes aprendem com os erros e, por consequência, estimulam os demais.

"Por essas e outras muitas razões, os profissionais flexíveis são muito solicitados pelo mercado de trabalho. Eles sabem experimentar novas abordagens para todos os problemas, se aventuram fora dos limites da rotina e tentam soluções criativas e arriscadas. Criam climas em que os membros da organização também possam aceitar o desafio da mudança", complementa.

 

Wilson Mileris atua há mais de 30 anos como conferencista, treinador e consultor de recursos humanos. Autor do livro "O Click do Êxito" (Ediouro) e coautor de "Gigantes da Motivação" e "Gigantes da Liderança".

Data da publicação: 23/05/2016