Sempre há tempo para se organizar

Não importa quanto tempo você gasta ocupado com atividades como trabalho e estudo: é fato que sempre haverá possibilidade de ganhar mais tempo livre. Para isso, é importante saber organizar as atividades cotidianas para garantir produtividade. Quem explica é José Luiz S. Cunha, empresário que criou e mantém o site OZ! – Organize sua Vida (www.organizesuavida.com.br).

Data da publicação: 12/08/2014
  • UniverSeg É correto dizer que sempre haverá uma nova forma de organizar melhor nosso tempo?

  • Sim, otimização é um processo contínuo e sempre será possível melhorar e encontrar novos caminhos, até porque a nossa vida é dinâmica, apresenta novos desafios e, portanto, pede novas soluções.

  • UniverSeg Na hora de organizar o tempo, quais os aspectos que devem ser levados em conta?

  • É importante buscar soluções e ferramentas que se adaptem ao seu estilo de vida. Organizar deve ser uma tarefa consciente, motivada por um objetivo e pela certeza do benefício que isso vai trazer. Conseguir fazer com que a organização vire um hábito, uma coisa natural, é o melhor caminho.

  • UniverSeg Saber administrar o tempo é hoje um dos principais valores dentro do mercado de trabalho?

  • Com certeza sim. Uma pessoa organizada, por exemplo, tem muito mais facilidade para gerenciar bem o seu tempo, e isso tem alto impacto na sua capacidade produtiva e no resultado do seu trabalho.

  • UniverSeg Como manter um equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal?

  • Isso é possível quando temos o controle sobre nossa agenda e sobre o que fazer com o nosso tempo. Manter o espaço de trabalho organizado e criar o hábito de planejar o dia ou mesmo a semana seguinte é a base para que possamos saber para onde queremos ir e poder controlar que queremos fazer com o nosso tempo. A partir daí fica mais fácil encontrar esse equilíbrio.

  • UniverSeg O profissional que gerencia seu tempo tem vantagem competitiva?

  • Um novo estudo da OfficeMax , grande varejista americano de material de escritório, constatou que 90% dos americanos acreditam que a desordem tem um impacto negativo em suas vidas e no seu trabalho. Já 77% dos entrevistados disseram que a desorganização afeta sua produtividade. Além disso, mais da metade dos entrevistados disse que a desorganização prejudica o seu estado de espírito e os níveis de motivação, enquanto duas em cada cinco pessoas disseram ter sua imagem profissional afetada pela bagunça.

  • UniverSeg No mundo de hoje, com todos conectados, a organização se faz mais ou menos importante do que em épocas anteriores?

  • Independentemente da época, a organização sempre foi importante e sempre impactou a vida e o trabalho das pessoas positiva ou negativamente. Mas hoje, com o aumento do volume de informações e quantidade de opções tecnológicas, sem dúvida é preciso um cuidado maior com nossa organização pessoal, ou corremos o grande risco de desperdiçar o nosso tempo em tarefas sem importância, que poderão comprometer nossa produtividade.

  • UniverSeg Um ganho de produtividade no trabalho representa também ganhos para a vida pessoal?

  • Certamente. Quando conseguimos melhorar nossa produtividade, isso quase sempre significa ganho de tempo, e esse tempo extra pode e deve ser aplicado em benefícios para a nossa vida pessoal, como fazer um curso, desenvolver um projeto pessoal, ir ao cinema, ficar mais tempo com os filhos etc.

  • UniverSeg A empresa deve orientar seus funcionários na hora de organizar o tempo?

  • Pesquisas apontam que bilhões de dólares são perdidos por empresas no mundo todo, por conta da desorganização e baixa produtividade de seus empregados. Creio que toda empresa e todo bom gerente deveria se preocupar em encontrar formas de ajudar e orientar os colaboradores a trabalhar com mais organização e mais planejamento. Organizar o espaço de trabalho, o computador, os papéis e a própria agenda são tarefas que podem ser aprendidas e vão contribuir tanto para a vida da pessoal como para a produtividade e os resultados da empresa.