Relacionamento interpessoal e redes sociais

As redes sociais mantêm seu papel de relacionamento interpessoal no espaço virtual. Como ferramentas tecnológicas elas podem ser benéficas ou não, dependendo do uso que se faz delas.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o Facebook é considerado uma das principais causas de divórcio, de acordo com uma pesquisa realizada em julho de 2011 pela empresa Norton. O fenômeno está levando advogados a pedirem acesso às páginas dos seus clientes nas redes sociais antes de iniciar o processo judicial de separação.

A tecnologia, ao mesmo tempo que constrói pontes com o mundo, coloca muros em torno de nós mesmos, pela exagerada exposição da intimidade das pessoas na rede.

Em entrevista exclusiva ao Universeg, a consultora de gestão de carreira e imagem Waleska Farias, explica como as redes sociais podem contribuir ou não a favor do relacionamento interpessoal.

Data da publicação: 12/08/2014
  • UniverSeg Como as redes sociais podem ser benéficas no relacionamento interpessoal?

  • Participar de ambientes virtuais virou quase uma obrigatoriedade. As redes sociais configuram uma plataforma de comunicação fantástica. Sempre indico que quem está fora deve entrar, elas são uma ótima ferramenta para aumentar o networking. Mas não basta só estar, tem que saber participar e muitas pessoas não sabem usálas a seu favor.

  • UniverSeg Como devemos nos relacionar nas redes sociais?

  • Muita gente entra na rede de maneira incorreta, publicando frases ou imagens que podem atrair afeto ou desafeto das pessoas da sua rede de relacionamento. Ao entrar em uma rede social, tenha sempre em mente três perguntas: qual imagem você quer passar? qual seu objetivo ao ingressar nas redes? quais são as pessoas com que você quer se relacionar? Isso é muito importante para que você defina qual perfil irá criar – público ou pessoal. Se for adicionar pessoas do seu trabalho, assuma o compromisso de publicar o que não afeta a sua imagem, nem a da empresa. Posturas inadequadas rendem justa causa. Quanto maior o número de amigos, maior deve ser a cautela. Adicione sempre em sua rede pessoas confiáveis.

  • UniverSeg Ao mesmo tempo em que as redes sociais permitem que tenhamos contato com pessoas do mundo todo, elas podem isolar, se mal utilizadas. No que as redes sociais mudaram as relações interpessoais? Você acha que elas podem criar obstáculos nos relacionamentos?

  • Acredito que o distanciamento que as redes podem gerar na forma como nos relacionamos é uma marca dos nossos tempos. Hoje, um grupo de amigos não tem mais o hábito de telefonar uns aos outros, mas sim de combinar tudo o que podem pelo Facebook. Ela isola, mas não pode afetar a sua vida pessoal, deixando que você acabe ou se distancie das pessoas que você conquistou em seu círculo de amizades.

  • UniverSeg E quando o assunto é trabalho e redes sociais?

  • Hoje em dia cada vez mais empresas usam as redes sociais no momento de contratação. Alguns gestores chegam a analisar durante 15 dias a maneira como o candidato ao cargo se relaciona na rede. Quanto ao uso no ambiente de trabalho, hoje as pessoas muito se questionam se deve ou não ser permitido. Se você tem dúvidas, pergunte para a empresa se pode utilizar. Mas esteja ciente se há a necessidade constante do uso, e qual é a política da sua empresa. Tudo pode desde que tenha limites.