Mantenha-se atualizado

Mantenha-se atualizado e cresça junto com a empresa


O aprendizado contínuo é a única forma de garantir que suas capacidades estarão sempre adaptadas às necessidades da empresa. A constante transformação do mundo obriga o profissional a deixar a zona de conforto. Quem quer crescer deve aprender sempre. Nesta entrevista, a consultora Sonia Jordão explica o porquê.

Data da publicação: 06/04/2016
  • UniverSeg Qual a importância de manter-se sempre atualizado?

  • Sonia Jordão: Quem não se atualiza perde a chance de entender as novidades de seu ambiente de trabalho. Por exemplo, um médico: sempre precisa conhecer novos medicamentos ou tratamentos que ajudam a resolver um problema mais rapidamente. Para os engenheiros, uma nova tecnologia pode fazer o mesmo trabalho na hora de construir um edifício com menor custo. Para uma pessoa que trabalha na área financeira ou de vendas, pode haver um novo aplicativo que faz as atividades mais facilmente. Ou seja, todos precisam se atualizar.

  • UniverSeg Hoje em dia se atualizar é mais importante que antigamente?

  • Sonia Jordão: Há algum tempo isso não era muito importante. As pessoas entravam nas empresas e iam crescendo naturalmente. Hoje não é bem assim: tudo é muito rápido, cada dia existe uma novidade. O que era uma verdade há dois ou três anos, hoje pode não ser mais. E, se você não ficar atento, pode prejudicar seu trabalho, fazer alguma coisa errada.

  • UniverSeg Quem se atualiza traz vantagens para a empresa?

  • Sonia Jordão: Quando o profissional desenvolve qualquer tipo de competência, é bom para a empresa, pois acaba aplicando no dia a dia, mesmo que seja instintivamente. Quando você se atualiza, acaba também ajudando a empresa de alguma maneira, e não tem como não ajudar. E a empresa, quando dá condições para o profissional se atualizar, tem retorno. Quem investe nas pessoas sai ganhando. O problema é que, muitas vezes, as empresas se preocupam com a rotatividade e o empresário acaba por pensar duas vezes antes de investir no profissional, mas sem dúvidas é sempre muito bom para a organização.

  • UniverSeg A atualização tem relação apenas com a formação técnica ou há um componente comportamental?

  • Sonia Jordão: O ser humano precisa evoluir comportamentalmente. Quando descobre alguma característica que esteja prejudicando de alguma maneira seu desempenho, é preciso agir para melhorar. Quem busca evoluir dessa forma vai ter melhores relacionamentos pessoais e profissionais. Mas, claro, também é essencial buscar a formação técnica.