Como se tornar um líder

Alcançar um cargo de liderança certamente está nos planos de todo profissional que procura fazer carreira. As grandes organizações sabem da importância dos líderes e estão valorizando cada vez mais esses profissionais que possuem habilidades de liderança. Mas qualquer pessoa pode se tornar líder?

O coach executivo da ICCoacching – International Corporate Coaching, Carlos Alecrim, em entrevista exclusiva para o UniverSeg, explica se isso é possível e quais são as características de um líder. Confira a entrevista:

Data da publicação: 12/08/2014
  • UniverSeg Qualquer pessoa pode se tornar líder? Como?

  • Sim, desde que esteja predisposta a isso. O líder é um profissional que tem valores e princípios, ética profissional, senso de justiça apurado do qual é muito fiel, inteligência emocional e atitude reflexiva. É capaz de manter relacionamentos. Não por interesse, pois as pessoas percebem quando é verdadeiro. Um líder não é um gestor, chefe ou gerente. Todo líder pode ser chefe, mas nem todo chefe pode ser líder. Liderar é diferente de chefiar. Para ser líder é necessário saber lidar com pessoas.

  • UniverSeg Há pessoas que exercem uma liderança natural, outras que precisam aprender a fazer isso. Você concorda?

  • Sim. Há pessoas que já nascem com características próprias de líder. Elas são identificadas em diversas situações, até mesmo fora do ambiente de trabalho. Mas podem também ser desenvolvidas e aprimoradas. É importante que essas características não sejam apenas por interesse, pois quando isso ocorre logo as pessoas percebem. Um líder não é aquele que sabe apenas fazer o que é necessário de acordo com competências e técnicas de sua função a qual denominamos de liderança funcional. O verdadeiro líder sabe ter um bom relacionamento com a sua equipe. Ele faz os resultados através da equipe.

  • UniverSeg Quando o líder está ausente quem deve substituílo? Qualquer pessoa é capaz de assumir essa responsabilidade?

  • O verdadeiro líder observa na equipe quem pode ser seu sucessor. É claro que ninguém é insubstituível, porém o líder deve observar e preparar quem irá assumir essa responsabilidade. Em minha carreira profissional eu lido há 15 anos com líderes, entre trainees e jovens, e já consigo identificar quem serão os futuros líderes.

  • UniverSeg Como identificamos um líder?

  • É errado identificarmos um líder somente porque ele é uma pessoa querida por todos. Isso é uma "utopia". Existem diversas características que identificam um líder. O líder tem boa visão da estratégia, é ágil na concepção de planos de ação, é desenvolvedor da própria equipe, tem controle das emoções, é atento com o outro, sabe lidar com altos e baixos e compartilha poder e autoridade com a equipe.

  • UniverSeg Como podemos desenvolver nossas habilidades pessoais em busca da liderança?

  • Podemos desenvolver as habilidades nos colocando no lugar do outro. É complexo e difícil, mas deve haver essa sinergia com a equipe. Ser justo e trabalhar em harmonia é importante. Existe uma frase que exemplifica melhor isso: uma das grandes magias dos bons líderes é ser duro com as metas e suave com as pessoas.

  • UniverSeg Qual é um dos maiores desafios encontrados por um líder?

  • Um dos maiores desafios de um líder é aprender a conviver com o isolamento da liderança. O líder deve ter um bom relacionamento com sua equipe, mas também deve saber separar situações para que não atrapalhe na hora de tomar decisões. E essa postura pode gerar um certo isolamento. Isso ocorre naturalmente e o líder tem que estar preparado para essa situação.