ALIMENTAÇÃO E A VIDA MODERNA

O estilo de vida moderno leva muitas pessoas a fazer escolhas inadequadas na hora de se alimentar. O alerta é da nutricionista Thelma Tschope [inserir link: www.facebook.com/thelmatschopenutricionista], que afirma que a falta de tempo (para cozinhar ou sentar à mesa) e a falta de organização podem ter muitas consequências negativas.

Data da publicação: 29/06/2017
  • UniverSeg É possível se alimentar bem sem perder muito tempo, já que esta é a preocupação de muita gente ao se alimentar mal?

  • Thelma Tschope: Sim é possível! Volto a falar sobre organização. Com um pouco de disciplina não é tão difícil se organizar para ter todas as refeições do dia seguinte à mão. Hoje já é comum ver pessoas carregando marmita, e hoje ela já é vista como sinal de que a pessoa está se cuidando. Quem não tem tempo de cozinhar pode recorrer a um “marmitex” saudável, hoje já existem muitos no mercado.

  • UniverSeg Quais as consequências de uma alimentação inadequada em curto, médio e longo prazo?

  • Thelma Tschope: A obesidade é uma das principais consequências, segundo projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS), daqui a 10 anos afetará 10% da população mundial. Com ela os problemas de saúde, como diabetes, problemas articulares e respiratórios, diminuição da imunidade.

  • UniverSeg O que deve ser levado em conta na hora de decidir o que, quando e onde comer?

  • Thelma Tschope: Sempre digo aos meus clientes, abra menos e descasque mais. Isto quer dizer coma tudo que a natureza oferece, é importante dar prioridade a isso no dia a dia. Se possível faça pelo menos 3 refeições ao dia, café da manhã, almoço e jantar. Caso sinta fome faça lanches intermediários, como frutas, iogurte, castanhas. Se estiver na rua procure se alimentar em locais que tenham alimentos naturais. Restaurante self-service é uma boa opção, pois sempre tem verduras legumes e frutas.

  • UniverSeg Há alimentos práticos e adequados para, por exemplo, comer no meio da manhã ou da tarde, no lanche, sem interromper por muito tempo as atividades?

  • Thelma Tschope: Tenha sempre à mão frutas, oleaginosas e iogurte natural. São práticos e podem ajudar naquele momento que falta tempo. Mas o ideal é que mesmo que seja só para comer uma fruta, parar tudo que está fazendo para literalmente degustar a sua refeição, mesmo que seja só por 5 minutos. Isto vai ajudar a dar saciedade e evitar de sentir aquela sensação que não comeu e logo mais sentir fome novamente.