A proatividade: princípio para o sucesso

"Os amadores esperam que as coisas aconteçam. Os profissionais de sucesso trabalham e fazem as coisas acontecerem, ou seja, são proativos". A frase é forte e dá a tônica da entrevista corporativa com o professor Anderson Rocha, palestrante da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Rocha afirma que para tomar decisões corretas e antecipar-se às possíveis demandas, é preciso estar preparado e atento a todas as situações. Assim, o profissional pode adquirir conhecimentos, experiências e informações que favoreçam uma ação pensada. Para ele, pessoas proativas encaram o trabalho como seu próprio negócio, são empreendedoras mesmo numa estrutura organizacional.

Data da publicação: 12/08/2014
  • UniverSeg Quais são os princípios básicos da proatividade?

  • A visão é um princípio fundamental para uma pessoa ser mais proativa. Quando falo em visão, estou me referindo a observar, escutar e enxergar mais, ou seja, prestar mais atenção e manter sempre a mente aberta para novas possibilidades, que muitas vezes estão muito próximas. Os proativos transformam muitas vezes problemas em belas oportunidades. Para isso, possuem iniciativa, fazem sempre além do esperado, são capazes de se antecipar a problemas, estando sempre antenados, determinados e focados para superar expectativas.

  • UniverSeg Qual a importância da determinação para o profissional mostrar uma postura proativa?

  • Determinação e foco são ingredientes fundamentais para uma postura mais proativa. Quando somos competentes e estamos determinados e focados, os nossos pensamentos e ações superam nossas limitações.

  • UniverSeg Quais as atitudes que comprometem a proatividade?

  • Ser proativo não é sinônimo de arrogância, prepotência ou antipatia. É fundamental que as pessoas proativas cada dia mais desenvolvam suas características comportamentais. A falta de preparo e a insegurança são outros obstáculos que dificultam os profissionais a se tornarem mais proativos.

  • UniverSeg Qual a relação entre proatividade e trabalho em equipe?

  • Assim como ocorre com o corpo humano, onde todos os órgãos tornamse fundamentais para a saúde, nas empresas, cada pessoa também tem a sua importância independentemente de sua posição, função ou área. É fundamental que as pessoas proativas respeitem as individualidades e aprendam a construir com os diferentes tipos de personalidades e gerações presentes em uma equipe.

  • UniverSeg Qual a importância do equilíbrio emocional no cotidiano do profissional proativo?

  • O equilíbrio emocional é essencial para qualquer profissional. É fundamental que os profissionais proativos tenham uma postura mais questionadora sobre eles mesmos. Quase nunca os profissionais proativos discutem ou tentam convencer alguém de suas ideias quando consideram que podem estar errados.

  • UniverSeg Sabemos que os profissionais proativos podem ser vistos de forma negativa por colegas reativos. De que forma lidar com essa situação?

  • Conhecendo melhor as pessoas com quem trabalha. Independente da posição que você ocupa na sua equipe, é fundamental que conheça os seus membros. Mas porque devo conhecer os membros da minha equipe? Para utilizar a estratégia certa para cada pessoa, obtendo assim os melhores resultados. Decisões corretas sobre pessoas exigem conhecimentos sobre suas individualidades e de como as habilidades de cada um podem ser reconhecidas e utilizadas da melhor maneira.

  • UniverSeg A proatividade deve ser usada também fora do âmbito profissional? De que forma?

  • Claro que sim. Ser proativo está relacionado ao querer e ao agir, saindo do discurso e indo para a prática. É a capacidade de dirigir a sua própria vida e ter consciência de que ser competente e feliz são atributos de sua inteira responsabilidade.